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TIPOS DE HIDROPLANAGEM







Conceito:
A hidroplanagem é técnicamente definida como uma condição na qual a força de sustentação hidrodinâmica desenvolvida entre a banda de rodagem e o fluído que cobre a superfície do pavimento iguala ou excede a reacção normal do peso do veículo, resultando em perda de estabilidade direccional ou ineficiencia de travagem.

Tipos de hidroplanagem:
São conhecidos três tipos de hidroplanagem a conhecer:
Hidroplanagem dinâmica - Fenómeno que ocorre quando a superfície do pavimento se encontra com uma pelicula de água, na ordem de 0,25 cm ou mais. A água, neste caso actua de forma a erguer a banda de rodagem do pneumático da superfície do pavimento ou seja, a banda de rodagem do pneumático passa para cima da camada de água, originado neste caso um comportamento idêntico ao de um "esqui aquático".
Dado que as condições para a ocorrência deste tipo de hidroplanagem são extremas, o fenómeno é regra geral transitório, mas nem por isso negligenciável. Este fenómeno por regra processa-se a velocidades elevadas. Este tipo de hidroplanagem é em grande parte responsável pela perca de controlo direccional. Fisicamente o que ocorre é que o veículo ao ter um ou mais pneus sujeitos a este processo, tem como consequência o desigualar das forças de atrito que actuam sobre sobre o veículo, o que acabara por imprimir um torque não nulo ao centro de gravidade que actua sobre o veículo. Desta forma o veículo é desviado da sua tragetória, por vezes acabando por culminar em despiste.   
Para ter ideia  das velocidades a que se processa, podemos efectuar um cálculo breve, que tendo e conta que a superfície do pavimento se encontra pelo menos com uma película de água na ordem dos 0,25 cm, basta medir a pressão dos pneumáticos e aplicar a formula  Vmed = 14,26 * Raiz de Pressão em PSI (teste realizados pelos aparelhos James desacelerometer e SAAB frictiontester).
Hidropanagem Viscosa - Ocorre quando a superficie do pavimento se encontra lisa  (sem agregados ou com muito ligante) e humedecida ouseja, quando o pavimento se encontra com uma camada de água na casa dos centesimos de milimetro. Nesta caso a àgua age como um lubrificante, dadas as suasa caraterísticas viscosas, tornando o pavimento escorregadio e gerando pressões hidrostáticas, que erguem os pneumáticos do solo.
Este fenómeno processa-se a velocidades mais reduzidas que o dinâmico na ordem dos 30 km/h.
Hidroplanagem de Borracha revertida- Este fenómeno é mais frequente em acidentes aeronauticos, pois processa-se a velocidades na ordem dos 300/400 km/h e consiste básicamente na acção do calor que aquece a água das calhas de escoamento de água dos pneumáticos, o vapor por sua vez em contacto com a borracha, forma uma pelicula negra de borracha, que tapa essas calhas. Desta forma o pneumático não tendo forma de escoar a água, passa para cima da pelicula, originado o despiste.

Norberto Costa


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